Na correria do dia-a-dia, com a percepção de tempo se alterando, nos dando a sensação de que tudo está mais rápido, deixamos passar coisas simples e que podem nos trazer um grande prazer.

E prazer alimenta a saúde.

Voltar, na medida do possível, às coisas simples pode trazer de volta a possibilidade de mantermos saudáveis nosso corpo, nossa mente e nossa alma.

Preparar e sorver um bom chá ou uma boa infusão é um bom exemplo de simplicidade e que a sensação de falta de tempo também afetou. Quer ver? Você costuma tomar chá? E quando toma é de saquinho ou folhas soltas?

O chá de folhas soltas é o melhor...
pela qualidade, pois o chá de folhas soltas são colhidos e processados tradicionalmente; pela capacidade das folhas se desenrolarem e assim seus princípios serem extraídos em maior quantidade, o que não acontece nos saquinhos onde as folhas são trituradas e perdem muito de seus princípios.

Então a escolha é - tempo ou qualidade?

Li uma vez que para se fazer um bom chá, precisamos de três ingredientes - boas folhas ( Camellia sinensi ) ou boas ervas (para uma infusão), boa água e técnica adequada (aqui está incluído a disponibilidade ou o tempo, se você preferir).

Não se deve preparar a água em vasilhas de alumínio pois estas a contaminam.

O tempo de fervura também é diferente para cada tipo de chá assim como o tempo de infusão.

As folhas ou ervas em sua maioria não devem ser fervidas junto com a água com excessões de cascas ou até sementes que devem passar pelo processo de decocção.

Então para o preparo, sugiro que tenha produtos de qualidade, sejam ervas, flores, frutos ou chá... água pura, uma vasilha para ferver a água que não seja de alumínio, uma bela xícara que seja só sua e disponibilidade para você.

Ferva a água, desligue, acrescente a erva da sua escolha, deixe em infusão de 2 a 3 minutos, coe e deixe que a natureza faça o resto.




"Sirva-se, saboreie, deixe que a natureza entre em você e lhe ofereça o que ela tem de melhor - a sabedoria..."

Claudia Godoy

Nenhum comentário: