Bem Estar
















Serotonina


É um neurotransmissor responsável pela sensação de "bem-estar" pois entre outras funções, regula nosso ritmo circadiano.

O ritmo circadiano regula todos os ritmos corporais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília, passando pelo crescimento e pela renovação das células, assim como a subida ou descida da temperatura.



Melatonina


É um hormônio que tem como uma das funções a regulação do sono (em um ambiente escuro e silencioso os níveis de melatonina são aumentados, aumentando também com isso a qualidade do sono). Outra função é o fato de ser um antioxidante, agindo na recuperação de células epiteliais expostas aos raios ultravioletas (é o que dá a coloração na nossa pele).


Para a produção dessas duas substâncias (serotonina / melatonina) é necessário a presença de um aminoácido essencial - o Triptofano.



Triptofano


Utilizado pelo cérebro, juntamente com a vitamina B6, a niacina (ou niacinamida) e o magnésio.

Encontrado em alimentos ricos em proteínas, induz o sono de forma natural, reduz a sensibilidade à dor, atua como um antidepressivo natural, alivia as enxaquecas, contribui para reduzir a ansiedade e a tensão.

Ajuda a aliviar alguns sintomas dos distúrbios bioquímicos relacionados com a ingestão de álcool e no controle do alcoolismo. É encontrado em alimentos ricos em proteínas.


A ingestão de carboidratos é importante para que o triptofano chegue em quantidade adequada à barreira hematoencefálica


Alguns alimentos ricos em Triptofano:


Derivados da soja


Chocolate amargo ( dê preferência ao 70%)

Amendoim

Tâmaras secas

Bananas

Grão de bico

Abacate

nozes

lentilha

castanhas

Nenhum comentário: