Adaptógenas















Carqueja (Bacharis trimera)




Sempre que há necessidade de mudança em nossa vida, seja ela de que natureza for, nosso organismo precisa se ajustar.

Um exemplo atual é a mudança de estação; muitas pessoas adoençem porque o organismo demora a se adaptar, sem contar as mudanças pessoais - casamento, divórcio, emprego, adolescência, maturidade, menopausa, entre outras.


Porém, nosso organismo tem plena capacidade de se auto-ajustar mas o que tem acontecido com a maior frequência é que as pessoas estão em uma "aceleração" tão grande, acumulam tantas coisas entre pensamentos, sentimentos, expectativas, crises, que há cada vez um maior número de pessoas não dando conta de assimilar tanta informação e o organismo não dá conta de se manter em equilíbrio.


Aí entram as adaptógenas, dando aquela "forcinha" O termo adaptógeno foi criado por Lazarev para classificar substâncias capazes de induzir um aumento não específico da resistência do organismo frente a fatores estressantes de diferentes naturezas.


Elas são rotuladas assim pelos cientistas porque têm a capacidade de adaptar o organismo a situações como o stress, nervosismo, dificuldade de raciocínio, fadiga mental, enfim, situações que ocorrem no nosso dia-a-dia e que podem se "instalar" no organismo tornando-o propenso a doenças.


Em uma composição fitoterápica é sempre interessante se acrescentar uma planta adaptógena que irá ajudar o organismo, como o nome já diz, a se adaptar às mudanças necessárias para o restabelecimento do seu equilíbrio.


As adaptógenas atuam na resposta do corpo ao estresse portanto, estimulam o sistema imune contra as infecções e ainda melhoram o raciocínio e a memória.


São consideradas "Tônicos" e esse conceito se assemelha muito ao conceito de Homeostase - busca da manutenção do equilíbrio dos seres vivos. O seu mecanismo ainda não foi completamente desvendado pela ciência mas existem várias pesquisas sendo realizadas no intuito de esclarecer.


No Brasil temos uma lista com mais de 40 plantas classificadas como adaptógenas, que não deixam nada a desejar em comparação à mais famosa entre elas a PANAX GINSENG (Eleutherococcus senticosus ), uma planta coreana, que ganhou o mundo com suas propriedades anti-stress.

A nossa Pfaffia , entre elas a Pffafia glomerata e Pffafia paniculata, são também conhecidas como Ginseg Brasileiro e suas propriedades são tão eficazes quanto o Panax.


Em estudos realizados pelo farmacêutico Luís Carlos Marques na Universidade Federal de Maringá, no Paraná, em plantas adaptógenas, observou-se que na grande maioria das plantas consideradas e comprovadas adaptógenas, existe uma classe de substâncias conhecidas como Saponinas (possuem atividade antifúngica, antiviral, espermicida, expectorante, diurética e antiinflamatória) que podem ser as responsáveis pelos efeitos de melhora geral no organismo.


Algumas adaptógenas: Ginseng coreano (Panax ginseng),

Ginseng brasileiro (Pffafia glomerata),

Maca peruana (Lepidium Peruvianum Chacón),

Tribulus terrestris (Tribulus terrestris),

Guaraná (Paullinia cupana),

Nó-de-cachorro (Heteropterys aphrodisiaca),

Catuaba (Anemopaegma arvense),

Damiana (Turnera diffusa),

Marapuama (Ptychopetalum olacoides),

Carqueja (Baccharis Trimera)


" A diferença entre o remédio e o veneno, está na dose." Paracelsus

2 comentários:

Green Womyn disse...

Gostei do post, Claudia. Uma vez uma terapeuta me indicou a maca peruana, mas disse que eu não poderia estar fazendo nenhum tratamento hormonal.

Claudia Godoy disse...

Grata, Dani.
Quanto ao uso com tratamento hormonal, isso vai depender da dosagem e do tempo de uso. E ela é uma adaptógena...
Nunca é indicado usar uma mesma planta por um tempo prolongado, é sempre interessante fazer um "rodízio".
Encontrei esse site sobre Maca dá uma olhada ...http://www.macaperuana.net/guia.php

bj